Ataques de ódio

Transmissão da Copa do Mundo Feminina pela CazéTV teve onda de comentários machistas e chat precisou ser desativado

Transmissão da Copa do Mundo Feminina pela CazéTV teve onda de comentários machistas e chat precisou ser desativado

Foto: Reprodução/YouTube

Transmissão da abertura da Copa do Mundo Feminina tinha Cazé, Luis Felipe Freitas, Belle Suarez e Ju Cabral

A abertura da Copa do Mundo Feminina 2023, nesta quinta-feira (20), começou com estádios lotados e com a vitória das duas anfitriãs: Austrália e Nova Zelândia. Mas, uma onda de ataques e comentários machistas na transmissão da CazéTV, fez com que o canal precisasse desativar o chat. A CazéTV é do streamer Casimiro Miguel, que também transmitiu a Copa do Mundo de 2022. Na plataforma Twitch e no YouTube as mensagens foram desativadas durante a transmissão por causa de comentários preconceituosos. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O episódio ocorreu na madrugada de quinta-feira (20), na partida entre Nova Zelândia e Noruega. Ao longo do primeiro tempo do jogo, era possível ler os espectadores zombando das atletas, questionando a qualidade da atuação das seleções e acusando o influenciador de ter se rendido a “lacração”. Na etapa final, os comentários no chat do YouTube foram desativados.

A transmissão chegou a alcançar 35 mil espectadores 

O ocorrido no chat da transmissão, no entanto, está longe de ser a primeira vez em que o machismo contra a modalidade feminina toma conta das redes sociais brasileiras. Na última semana, o influenciador Fred Bruno, do canal Desimpedidos, gravou um vídeo questionando o motivo pelo qual seus seguidores tinham tanta raiva do futebol feminino.

Entre as falas machistas na transmissão estavam: 

“Não tenho nada contra as mulheres, mas no futebol está muito abaixo”

“Futebol feminino pra mim é só passeio cultural kkk. A Marta levou quantos batons para ficar olhando no telão do estádio”

“Eu tenho o máximo respeito por vocês, mulheres são tops demais mais para o futebol kkk não tem jeito vocês não são espetaculares não e é verdade”

A transmissão da CazéTV chegou a alcançar 35 mil espectadores simultâneos durante a madrugada desta quinta. Ao lado do narrador Luís Felipe Freitas e das comentaristas Ju Cabral e Belle Suarez, Casimiro acompanhou a surpreendente vitória da Nova Zelândia. 

Em nota, a plataforma pertencente ao influenciador Casimiro repudiou os ataques e explicou os próximos passos para as demais transmissões:

"O chat da CazéTV no YouTube foi desativado durante a transmissão de Nova Zelândia x Noruega porque percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade. Nos próximos jogos teremos ainda mais moderadores preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito"

A equipe brasileira estreia na competição na segunda-feira, dia 24, diante do Panamá, às 8h (horário de Brasília).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Do Beira-Rio à Europa: torcedores tiram fotos em pontos turísticos com bandeira de Enner Valencia Anterior

Do Beira-Rio à Europa: torcedores tiram fotos em pontos turísticos com bandeira de Enner Valencia

Com reforços no ataque, Inter-SM treina para encarar o Novo Horizonte de Esteio Próximo

Com reforços no ataque, Inter-SM treina para encarar o Novo Horizonte de Esteio

Esportes